terça-feira, 17 de agosto de 2010

(re)pública!


Política é um dos temas mais dificeis de se comentar, e claro, sempre que é comentada há opiniões diversas e muitas vezes choques de pensamentos.
Uma vez conversando com meu amigo, eu ouvi 'sem revolta não há mudança' , e realmente pensando assim não existe mesmo ! A condição da Europa na época da Revolução Industrial só mudou pela revolta e inconformismo dos operários. A Independência das colonias européias na américa só foi possivel pela revolta dos colonos para com as Coroas dos respectivos países.
Com a queda da monarquia é nos ensinado na escola que vieram movimentos políticos diferentes como república,ditadura militar, e a tão sonhada democracia (entre outros). Mas será que vivemos mesmo uma democracia ? Eu acho que não .
Claro que temos muitos recursos que pessoas jamais tiveram , LIBERDADE DE EXPRESSÃO, voto universal e secreto , entre outras coisas.
A democracia deveria ser um tipo de governo voltado para o povo, trazendo melhores condições de vida, e de trabalho para TODOS. Entretanto não é bem isso que acontece(U) aqui . Pessoas morreram no começo desse ano com a precariedade de moradia em lugares não apropriados . Esgotos cada vez mais sobrecarregados, ruas e calçadas se tornam diariamente vítimas da poluição , pessoas tendo cada vez mais em se adaptar com diferentes modos de vida.

"No país do carnaval o povo nem tem o que comer"(MvBill)

"Querem ensinar a fazer comida ,uma nação que não tem ovo na panela"(O Teatro Mágico)

Eu acho que o Brasil cresceu e muito , sim . Crédito dos governantes ? Talvez .
Mas eu acho que no Brasil o estilo de votação não deveria ser obrigatório, tantas pessoas reclamando que os governantes naõ fazem isso, que ninguém liga, e que é rídiculo eleição . Eu particularmente não votarei antes de completar os dezoito anos.
Imaginem só se a votação não fosse obrigatória , e matade da população brasileira não aparecesse nas urnas eleitorais, imaginem se nem um terço da população votasse e com isso o choque no parlamento seria ENORME.
E talvez os candidatos percebessem que mais da metade da população não está satisfeita com o desempenho do seu governo!

Talvez essa ideia simplesmente não ajude em nada, mas talvez ajude .!
VOCÊ pode mudar o país, é VOCÊ que coloca o governante na frente, é ele que TE representa .

Escolha muito bem quem vc quer te representando, a escolha é únicamente sua.Eu não posso fazê-la por ti, nem ninguém mais poderá .

Reforma política !

CatharinaBertolliniVassão

@canhota93

2 comentários:

  1. Olá! Eu de novo por aqui! Gostei do texto, são poucas as pessoas que têm coragem de discutir sobre política e o momento é muito adequado para falar sobre o assunto. Eu, particularmente, vejo a eleição como um torneio de popularidade, a campanha mais cara sempre se sagra campeã, taí PT e PSDB pra provar minha tese. Bom, só uma correção, no começo do texto "As condições da Europa na época da Revolução Industrial só mudou pela" perceba que há uma "inconcordância verbal" aí (se é que existe esse termo).
    E mais um parênteses (abre): essa semana escrevi um texto para o site que colabora (bem preguiçosamente) e o assunto era democracia. Claro que bem mais leve e bobo que o seu, mas se quiser dar uma lida, o site é bem legal: http://cavernaeponto.com.br/democracia.html
    Um abraço e continue escrevendo, ao infinito e além!

    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Brigada Lucianoo, adorei o site e consertei o texto :) realmente e inconcordância estava mal formulada :) .

    ResponderExcluir